top of page

Reembolso de consultas psicológicas através do convênio

Se você possui um convênio médico, procure saber quais os procedimentos para obter o reembolso de suas consultas psicológicas.

Você deverá ligar para seu plano de saúde e pedir mais informações para obter o reembolso das consultas psicológicas.

Os convênios, em geral, solicitam os recibos das consultas pagas ao psicólogo e o encaminhamento médico para a psicoterapia, juntamente com o diagnóstico.

O que é reembolso de convênio?

É a restituição financeira das despesas médicas e hospitalares. 

Observações:

 

1 – Sessões com psicólogo

Cobertura obrigatória de 40 consultas/sessões por ano de contrato quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios: pacientes com diagnóstico de esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes (CID F 20 a F 29); pacientes com diagnóstico de Transtornos da infância e adolescência (CID F 90 a F 98); e pacientes com diagnóstico de Transtornos do desenvolvimento psicológico (F80 a F89).

 

2 – Sessão de psicoterapia

Cobertura obrigatória de 24 sessões por ano de contrato quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios: pacientes com diagnóstico de Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes (CID F40 a F48);

 

Pacientes com diagnóstico de Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos (F 50 a F 59); pacientes com diagnóstico de Transtornos do humor (CID F 30 a F 39); e Pacientes com diagnóstico de Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas (CID F 10 a F 19).

 

Fonte: http://www.ans.gov.br/

Qual o valor do reembolso da consulta psicológica?

 

Valor de reembolso é o valor contratado entre o paciente e a operadora do plano de saúde para todos os procedimentos cobertos.

Esta informação poderá ser obtida na sua operadora, ou seja, seu convênio de saúde.

 

É obrigação dos convênios fornecê-la para que o paciente esteja ciente do valor que o convênio oferece por cada consulta com o Psicólogo.

​

O Reembolso é Lei, você sabia?

 

Você sabia que os convênios de saúde são obrigados a reembolsar as consultas Psicológicas? Sim. Existe a Lei da Livre Escolha nº 259, da ANS, que  garante a você que o valor da consulta psicológica seja reembolsado. Reembolso é Lei

​​

Valor da consulta com Psicólogo

 

Ao se utilizar do reembolso, o paciente recebe uma porcentagem do valor da consulta de volta, podendo inclusive, a depender do plano, chegar a 100% do valor investido.​​

Caminho de Reembolso

Reembolso das consultas psicológicas, como funciona e vantagens?

 

O atendimento psicológico por reembolso facilita que pessoas que possuem convênio usufruam da psicoterapia dentro de suas condições financeiras. 

A iniciativa da ANS de oferecer o reembolso como alternativa visa deixar o cliente livre para escolher o profissional que melhor se adequa as suas necessidades.

​

As consultas com o psicólogo Pedro Levi são particulares, mas oferecem ao paciente a possibilidade de pedirem o reembolso das consultas ao seu convênio. 

Desta maneira, quem tem um plano de saúde poderá ser ressarcido do valor parcial ou integral investido na psicoterapia.

​

Cada convênio de saúde trabalha de uma forma para atender a demanda de reembolso para consultas psicológicas. O valor da restituição dependerá de uma análise prévia que o seu plano faz ante o contrato estabelecido e o valor da consulta com um psicólogo escolhido por você.

Mulher em Terapia

Como funciona o reembolso da consulta com um psicólogo?

 

Consulte a central de atendimento de seu Convênio/Plano de Saúde.

  • Confira o contrato de seu plano de saúde;

  • Confira o valor ou percentual que seu plano de saúde reembolsa;

  • RG, CPF, Carteirinha do Convênio para emissão do Recibo Reembolso.

  • Procure a opção de Reembolso e siga as instruções. 

  • Caso o convênio exija encaminhamento médico, saiba que isto é um procedimento muito simples, basta que você peça ao seu médico (de qualquer especialidade, até mesmo de ambulatório) uma guia para a Psicoterapia. 

  • O tratamento psicológico não depende destas informações para acontecer, você pode fazer a sessão de psicoterapia e depois pegar o encaminhamento, não há restrições.

  • Quanto é o  reembolso da consulta psicológica? 

    • Depende de cada convênio, porém, o valor das sessões de terapia ficarão mais acessíveis, visto que haverá o reembolso parcial ou integral.

O que é preciso para solicitar o reembolso do Bradesco Saúde?

Consulte a relação completa de documentos necessários para a solicitação de reembolso.

Documentação necessária:

– Nota Fiscal ou Recibo: constando nome, CPF ou CNPJ, endereço, telefone, assinatura, especialidade e número do conselho de classe do profissional que realizou o atendimento, nome do paciente, data do atendimento e valor cobrado.  

– Relatório médico: encaminhamento do médico que indicou o tratamento (CRM) com a indicação da terapia, diagnóstico e quadro clínico atual, constando nome do paciente e data.  

– Relatório das sessões: devem constar os dados do prestador de serviço, listagem das sessões realizadas (com a quantidade e data das sessões e a descrição do atendimento).

Observações: 
A solicitação da terapia deverá ser feita por um profissional médico (CRM);
Em caso de continuidade no tratamento, o relatório deverá ser atualizado após 4 meses;

​

Envio de documentação física: não é necessário o envio de documentação física original para o reembolso de terapias nas solicitações feitas pelo site e apps.

​

Para informações complementares CLIQUE AQUI.

Símbolo Bradesco Saúde

Passo a passo para solicitar reembolso do convênio Bradesco Saúde

​

Solicitação via aplicativo Bradesco Saúde

 

1) Faça login no aplicativo;
2) Clique em Serviços de Reembolso;
3) Selecione a opção Solicitar Reembolso;
4) Siga as orientações de preenchimento.

Símbolo Sulamérica

O que é preciso para solicitar o reembolso do convênio SulAmérica?

Consulte a relação completa de documentos necessários para a solicitação de reembolso.

Documentação necessária:

– Nota Fiscal ou Recibo: constando nome, CPF ou CNPJ, endereço, telefone, assinatura, especialidade e número do conselho de classe do profissional que realizou o atendimento, nome do paciente, data do atendimento e valor cobrado.  

– Relatório médico: encaminhamento do médico que indicou o tratamento (CRM) com a indicação da terapia, diagnóstico e quadro clínico atual, constando nome do paciente e data.  

– Relatório das sessões: devem constar os dados do prestador de serviço, listagem das sessões realizadas (com a quantidade e data das sessões e a descrição do atendimento).

​

Observações: 

 

A solicitação da terapia deverá ser feita por um profissional médico (CRM);
Em caso de continuidade no tratamento, o relatório deverá ser atualizado após 4 meses;

Envio de documentação física: não é necessário o envio de documentação física original para o reembolso de terapias nas solicitações feitas pelo site e apps.

​

Para informações complementares: CLIQUE AQUI.

Passo a passo para solicitar reembolso do convênio SulAmérica

​

Solicitação via aplicativo SulAmérica:

 

1) Faça login no aplicativo ou site SulAmérica;
2) Clique em Serviços de Reembolso;
3) Selecione a opção Solicitar Reembolso;
4) Siga as orientações de preenchimento;

OBS: informar número da solicitação anterior ou PDF da devolução.

O que é preciso para solicitar o reembolso da Unimed?

Consulte a relação completa de documentos necessários para a solicitação de reembolso.

 

Documentação necessária:

– Nota Fiscal ou Recibo: constando nome, CPF ou CNPJ, endereço, telefone, assinatura, especialidade e número do conselho de classe do profissional que realizou o atendimento, nome do paciente, data do atendimento e valor cobrado.  

 

– Relatório médico: encaminhamento do médico que indicou o tratamento (CRM) com a indicação da terapia, diagnóstico e quadro clínico atual, constando nome do paciente e data.  

 

– Relatório das sessões: devem constar os dados do prestador de serviço, listagem das sessões realizadas (com a quantidade e data das sessões e a descrição do atendimento).

 

Observações:

​

A solicitação da terapia deverá ser feita por um profissional médico (CRM);

 

Em caso de continuidade no tratamento, o relatório deverá ser atualizado após 4 meses;

 

Envio de documentação física: não é necessário o envio de documentação física original para o reembolso de terapias nas solicitações feitas pelo site e apps.​

​

Para informações complementares CLIQUE AQUI.

Símbolo Unimed
©  2024 Todos os direitos reservados ao Psicólogo Pedro Levi
Símbolo da Singular Psicologia Horizontal
bottom of page