
Como funciona a consulta online?

A consulta psicológica online é uma modalidade de atendimento psicológico autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia. Trata-se de um atendimento realizado por profissional especializado para ajudar pessoas de toda parte do mundo a aliviarem seus sintomas psíquicos.
Este serviço é regido pela resolução CFP 011/2012 e, como todo serviço psicológico, também respeita o Código de Éica do Psicólogo.
Para realizar a sessão, é preciso ter disponível algum dos seguintes itens: computador com webcam e microfone, celular ou tablet e conexão estável com a internet.
Além disso, recomenda-se a utilização de fones de ouvido e que a pessoa em atendimento esteja em um local privativo e confortável.
Em que situações é recomendada a psicoterapia online?
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Questões relacionadas a problemas pessoais e interpessoais;
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Brasileiros que moram no Brasil ou no exterior e que necessitam de consultas psicológicas;
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Em caso de mudança, a pessoa decidir continuar o atendimento;
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Situações de sofrimento e conflitos emocionais;
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Nos casos em que o deslocamento seja um dificultador da realização da terapia;
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Dificuldades de relacionamento conjugal, familiar e profissional;
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Questões relacionadas a afetividade e sexualidade;
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Pais com dificuldades no relacionamento ou na educação dos filhos;
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Na abertura de possibilidades de realizar o acompanhamento com o profissional desejado, mesmo que este esteja em diferente localização geográfica;
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Situações ligadas à saúde que gerem prejuízo ao estado emocional;
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Decisões importantes a serem tomadas, dúvidas sobre os sentimentos, necessidade de uma avaliação para buscar outros profissionais da saúde, análise de vida.

Fazer psicoterapia online é seguro?
A psicoterapia online é segura, pois é regida conforme a psicoterapia presencial no que tange aos direitos e deveres do profissional de Psicologia e da pessoa em atendimento.
Assim, o direito ao sigilo é preservado e a qualidade do atendimento é mantida, porém, para isso, é necessário também que se tenha alguns cuidados com relação aos equipamentos, softwares e local. Por isso, aconselho o uso de um computador pessoal ou de um celular pessoal atualizado.
Em relação ao local, recomenda-se que a pessoa em atendimento opte por um local tranquilo, em que possa se sentir confortável e segura para falar sem preconceitos e julgamentos, de preferência que esteja sozinha(o).
